Alimentos Que Fazem Bem ao Coração e Outros que Fazem Mal

 Alimentos que fazem bem ao coração

Má alimentação, sedentarismo, ingestão de bebidas alcoólicas em excesso, obesidade, hipertensão arterial, colesterol elevado e diabetes estão entre os principais fatores de risco das doenças cardiovasculares.

Uma alimentação balanceada rica em fibras, antioxidantes, com baixo teor de sódio, gorduras trans e saturadas, associada à prática de atividades físicas, o combate ao estresse e ao tabagismo, são medidas que ajudam a saúde do coração recomenda a especialista.

Vamos falar de alguns alimentos que fazem mal ao coração e outros que fazem bem ao coração.

1 – Carnes gordas:

Tenha cuidado com a quantidade de carne gordurosa que você come. Ao comprar, escolha cortes de carne que tenham menos gordura e os prepare refogados, grelhados e assados; evite a fritura. Cuidado com o excesso de carne em churrascarias! Pois, conforme o Dr. Raul Dias dos Santos Filho, as carnes de rodízios geralmente são enriquecidas com gordura para que fiquem mais macias.

2 – Manteiga e margarina:

A manteiga é mais uma na “lista negra” dos amigos do coração, quando ingerida em excesso, claro. Isso porque a composição da manteiga conta com 80% de gordura saturada, além disso, algumas marcas têm muito sal.

Quanto à margarina, já existem marcas que produzem margarina sem gordura trans, dentre as várias marcas de margarina a disposição no mercado, escolha sempre as mais claras e macias, pois são as mais saudáveis para o coração.

3 – Cafeína:

Presente nos chás preto e verde, café e refrigerantes. Ela é estimulante e pode ativar o sistema simpático, elevando os batimentos cardíacos e a pressão. Sem contar que agrava quadros depressivos e de estresse, provocando ansiedade e irritação.

4 – Carboidratos simples:

Pão branco, massas e doces são absorvidos muito depressa pelo organismo e, assim, elevam de um instante para o outro as taxas de açúcar no sangue. Sem contar que, em excesso, acabam indo parar na barriga.

Sempre que possível, troque-os por itens integrais, cujo açúcar é aproveitado mais lentamente pelo organismo.

5 – Açúcar:

Em exagero, eleva as taxas de glicose e infla a barriga.